O que é clareamento dental?
É a técnica que utiliza agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de diferentes fatores. Promove também o clareamento dos dentes originalmente mais escurecidos.
Por que realizar esse tratamento?
A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje. Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético. Nessa perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento.
Existem basicamente dois tipos de clareamento dental:
Clareamento Caseiro
A maior parte do tratamento é realizada pelo próprio paciente, o qual utiliza o agente químico dentro de uma moldeira adaptável aos dentes. Estes materiais são fornecidos pelo cirurgião-dentista, que irá supervisionar o tratamento através de visitas periódicas do paciente ao consultório.
Clareamento realizado no consultório
O dentista irá aplicar sobre os dentes um agente químico oxidante bem mais potente. Durante a aplicação, a gengiva, lábios e bochechas são protegidos de forma que o clareador não provoque queimaduras. Sobre o clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora que pode ser luz halógena ou determinados tipos de laser que intensificarão o clareamento. Dessa forma, o clareamento é realizado em apenas uma sessão.
O que são Facetas de Porcelana ou Lentes de Contato?
Um dos procedimentos mais avançados na estética bucal atual é o uso das facetas de porcelana, consideradas por muitos profissionais como o avanço científico do século na área de odontologia e estética. As facetas de porcelana ou lentes de contato são lâminas confeccionadas em Porcelana ou Resina Composta com cerca de 7 milímetros de espessura (no caso das facetas), que são cimentadas nos dentes incisivos centrais. O objetivo, além de elevar a autoestima e bem-estar dos pacientes, é melhorar a aparência do sorriso.
Por que realizar o tratamento?
As facetas de porcelana influenciam diretamente na harmonização do sorriso de uma pessoa já que podem clarear, corrigir a dentição torta e manchada, diminuir a distância entre os dentes, aumentar o tamanho, corrigir curvatura, melhorar o formato, solucionar a aparência do esmalte dental desgastado, entre tantas outras indicações.
A decisão do tratamento com facetas de porcelana depende de alguns fatores:
- Quanto à necessidade estética;
- Melhora da função mastigatória;
- Expectativa do paciente;
- Integridade da estrutura dentária remanescente;
- Durabilidade.
Como será feito o tratamento?
O procedimento estético bucal começa com fotografias dos dentes, do rosto, do sorriso, radiografias, moldagem para confecção de modelos de estudo, onde as modificações são enceradas permitindo a confecção do mockup (prévia de como ficarão os dentes), dos provisórios e das facetas propriamente ditas. O tempo entre o preparo e a colocação das facetas é de uma semana ou duas sessões: uma para preparar os dentes, moldar e fazer os provisórios; outra sessão para a cimentação.